Concurso FCT-Tenure do CUIP foi ganho pelo investigador João Correia
O concurso FCT-Tenure do CUIP, de um lugar para Investigador Auxiliar na área de Psicologia, subárea de Neurociências Cognitivas, foi ganho pelo investigador João Correia, membro do CUIP.
O contrato iniciou-se no dia 28 de julho de 2025 e enquadra-se no memorando para financiamento assinado com a Reitoria da UAlg em 23 de abril.
O investigador João Correia, desde o seu ingresso como membro do CUIP, tem estado ligado a diversas investigações desenvolvidas nesta Unidade de I&D, contribuindo para aprofundar as relações entre a Psicologia Básica e a Psicologia Aplicada, bem como para uma maior colaboração entre as várias universidades que integram o CUIP, em particular entre a UAlg e a Universidade dos Açores.
Sobre o seu papel no CUIP como investigador contratado, após conseguir ganhar este concurso, João Correia referiu “espero poder contribuir para a missão do CUIP de desenvolver investigação em psicologia com potencial translacional, nomeadamente através de novas linhas de investigação com o uso do EEG (eletroencefalografia), incluindo o treino cognitivo por ‘neuro-feedback’, o EMT (estimulação magnética transcraniana) e a IRM (imagem por ressonância magnética). O grupo de neurociências cognitivas é experiente nas diferentes técnicas laboratoriais atualmente disponíveis, incluindo o EEG e o Eye-Tracking, ou ainda sinais fisiológicos, tais como ritmo cardíaco, volume respiratório e resposta galvânica. Acredito que estas técnicas são complementares e a sua integração tem o potencial de oferecer diferentes pontos de vista sobre a cognição humana. Do ponto de vista estratégico, acredito que criar investigação de potencial alto-impacto ao nível das teses de mestrado é uma via para alavancar a investigação científica no CUIP. Desenvolver e publicar investigação de impacto científico nesta fase do percurso académico dos estudantes poderá servir de semente para o fascínio pela descoberta científica, aumentando as suas possibilidades de obterem bolsas de doutoramento e ajudarem o CUIP a cumprir os seus objetivos. Espero ser mais uma ponte entre os estudantes motivados para a investigação e o CUIP.”
