1ª edição do Programa Mentoria por Pares do CUIP foi concluída

Terminou a 1.ª Edição do Programa de Mentoria por Pares do CUIP, uma iniciativa da Rede de Doutorandos, em que participaram vários estudantes do doutoramento em Psicologia da UAlg, como mentores ou como mentorandos.
Esta iniciativa pretendeu apoiar a integração social e académica dos doutorandos de 1.º ano (mentorandos), através da partilha de experiências com colegas mais avançados neste ciclo de estudos (mentores). Todos os mentores beneficiaram de um curso online focado no treino de competências transversais, como a gestão do tempo e a resolução de problemas. Foram também disponibilizados recursos úteis para o apoio de mentoria, como um conjunto de dicas para o sucesso da relação de mentoria e o Plano de Mentoria.
O Programa de Mentoria foi dinamizado no âmbito do projeto de doutoramento “Mentoria Formal por Pares no Ensino Superior – Comparação entre os Formatos de Mentoria Individual e de Mentoria em Grupo”, desenvolvido por Mariana Guerreiro, bolseira de doutoramento da FCT.
Alguns dos mentores e mentorandos partilharam o seu testemunho, manifestando a importância e a satisfação por participarem neste programa:
“Ser mentora foi uma jornada de partilha, crescimento e reencontro comigo mesma. Acompanhar uma colega doutoranda foi um privilégio que me ensinou tanto quanto espero ter contribuído. Destaco, com especial apreço, a formação de mentores, que me preparou de forma sólida e consciente para desempenhar este papel com responsabilidade, ética e proximidade. Grata por cada passo partilhado neste caminho.” (Ana Paula Ruiz, mentora)
“Ser mentor foi uma experiência enriquecedora que fortaleceu o meu desenvolvimento pessoal e interpessoal. Este ano, renovo o compromisso de continuar a crescer e a apoiar quem inicia o seu percurso académico.” (Pedro Coelho, mentor)
“Ser mentoranda permitiu-me sentir maior proximidade, segurança e compreensão do modo de funcionamento das unidades curriculares. Mas o mais importante foi sentir que tinha alguém com quem partilhar as minhas inquietações e que me guiou no processo, estando sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas e partilhar os seus próprios recursos. É um privilégio viver esta experiência e em breve irei poder retribuir tudo o que este projeto me permitiu viver, desempenhando o papel de mentora.” (Rita dos Santos, mentoranda)
“Regressar à universidade, passado alguns anos da anterior formação, ser trabalhadora-estudante e, em tempos de tantas mudanças, existir um programa com estes objetivos e características é uma mais-valia e uma alavanca motivacional e de partilha que considero muito importante para o processo académico. Obrigada.” (Sílvia Teixeira, mentoranda)