Contacto: cuip@ualg.pt

História e Missão

O Centro Universitário de Investigação em Psicologia (CUIP) foi criado em 2001 e começou como Centro de Estudos e Desenvolvimento da Universidade do Algarve (UAlg), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades de investigação entre docentes e investigadores desta universidade, na área da Psicologia.

No entanto, embora colaborassem entre si, estes investigadores encontravam-se dispersos em Unidades de I&D mais específicas, sediadas em diversas universidades portuguesas, a maioria das quais classificadas com “Muito Bom” ou “Excelente” pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).

Em 2023, com a abertura do concurso FCT para financiamento de Unidades de I&D, e tendo em conta a maturidade científica dos investigadores da UAlg, foi tomada a decisão de se juntarem no CUIP, ficando o CUIP registado como Centro de Investigação na FCT.

Além dos professores/investigadores da UAlg, o CUIP incluiu também professores/investigadores de outras três prestigiadas universidades portuguesas: a Universidade dos Açores (UAc), a Universidade da Madeira (UMA) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). O CUIP está sediado na UAlg, tendo as outras três universidades Pólos de Investigação do CUIP.

Com o objetivo de se tornar uma Unidade de I&D de alta qualidade, foram estabelecidos critérios mínimos para aceitação como membro integrado. Esses critérios incluem publicações em revistas indexadas, experiência na coordenação de projetos de investigação e orientação de doutoramentos concluídos com sucesso.

Ao candidatar-se à avaliação e financiamento pela FCT, o CUIP é constituído por 44 membros integrados especializados em Psicologia Básica (BP) e Psicologia Aplicada (AP), das quatro universidades que compõem o CUIP.

Alguns destes membros já realizavam alguma investigação em conjunto, mas a integração de todos no CUIP permitirá uma maior colaboração e o desenvolvimento de investigação conjunta em áreas que são inovadoras em Portugal, como seja a Psicologia Aplicada ao Turismo.

O CUIP pretende capitalizar as melhores práticas utilizadas pelos Centros de Investigação em que os seus membros estiveram anteriormente integrados, promovendo o desenvolvimento de um ambiente de investigação excecional em Psicologia nas quatro universidades e estabelecendo um ecossistema de investigação colaborativa caracterizado pela excelência e inovação. No geral, aproveitar os pontos fortes e as melhores práticas permite que o CUIP construa uma base sólida e se estabeleça como uma Unidade de I&D proeminente neste campo.

Além disso, a investigação conduzida pela equipa do CUIP, não só enriquece os programas avançados de Psicologia existentes, mas também abre caminho para a criação de iniciativas de formação inovadoras, incluindo novos programas de mestrado e doutoramento.

Esta abordagem colaborativa não só melhora a qualidade e o impacto da investigação, mas também promove o desenvolvimento profissional da equipa. Além disso, o CUIP pode atrair estudantes de alto nível (investigadores de doutoramento e pós-doutoramento), estimular o emprego científico, aumentar o financiamento internacional e nacional e publicar a nível internacional, enriquecendo ainda mais a comunidade científica e contribuindo para o avanço da Psicologia Básica e Aplicada.

O grupo BP conduz ativamente pesquisas em neurociência cognitiva e computacional, com foco no processamento da linguagem, desenvolvimento da leitura e escrita, aprendizagem, memória e plasticidade no cérebro humano. Reconhecido internacionalmente, o grupo BP possui sólida experiência científica em neuroimagem cognitiva (fMRI/PET, EEG/MEG), psicologia experimental (comportamento, rastreamento ocular, TMS) e neurociência computacional. Colaborando extensivamente com prestigiados centros de investigação nacionais e internacionais, como o Donders Institute for Brain, Cognition, and Behavior, e o Max Planck Institute for Psycholinguistics, o grupo BP contribui significativamente para iniciativas de investigação de ponta.

O grupo AP concentra-se na identificação de fatores de prevenção e promoção da saúde e do bem-estar ao longo da vida. Procura criar e validar ferramentas de avaliação e intervenção aplicáveis em ambientes clínicos, educacionais e organizacionais, com foco específico na investigação em saúde e bem-estar. O grupo AP procura preparar programas de prevenção e intervenção nestes domínios e estabelecer diretrizes para práticas e políticas sociais. Empregando uma abordagem de investigação-ação em muitos projetos, o grupo visa conduzir investigações que influenciem diretamente o bem-estar dos indivíduos e instituições envolvidas.

Embora exista uma distinção entre os grupos, o objetivo geral é promover a colaboração e a sinergia entre os investigadores da BP e AP.

A internacionalização é o foco principal do CUIP. A UAlg destaca-se entre as universidades portuguesas pelas fortes taxas de internacionalização, exemplificadas pelos esforços na organização de congressos internacionais nos últimos anos, que têm facilitado a expansão das redes de investigação. Pretendemos enfatizar ainda mais esta internacionalização, nas várias universidades que integram o CUIP, incentivando a participação em projetos internacionais e alavancando o envolvimento dos membros em sociedades científicas internacionais. A perspetiva internacional é ainda enfatizada pelos consultores externos do CUIP, de vários países.

Pretende-se que os investigadores do CUIP se envolvam em projetos dentro das respetivas áreas de investigação, preferencialmente, em colaboração com parceiros internacionais. Os projetos deverão tentar envolver investigadores da AP e da BP, bem como de mais do que uma das universidades que integram o CUIP, sendo fortemente incentivadas candidaturas a concursos de financiamento competitivos.

Os investigadores das quatro universidades beneficiarão de condições favoráveis para a realização de investigações científicas e para o avanço das suas trajetórias profissionais. Eles combinarão recursos interdisciplinares e multidisciplinares para melhorar a abordagem de problemas complexos e novos desafios sociais em Psicologia no âmbito das preocupações modernas.

No âmbito das políticas científicas e tecnológicas vigentes, esta Unidade de I&D está estrategicamente posicionada para se alinhar com os princípios de fortalecimento, reorganização e melhoria contínua das ações colaborativas, particularmente com entidades públicas e privadas. Estas entidades abrangem hospitais, instituições de ensino, instalações de saúde, associações, entidades corporativas e centros tecnológicos interessados em promover iniciativas colaborativas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em parceria com o CUIP.