Objectivos
Os objetivos do CUIP organizam-se em torno de quatro pilares interligados:
1) Consolidar a excelência científica:
Desde logo, procuramos ter critérios rigorosos e exigentes para ser membro integrado, bem como critérios de incentivo à produtividade científica por parte dos membros do CUIP. Procuraremos aproveitar a experiência e as boas práticas existentes nos centros de investigação aos quais os membros do CUIP pertenciam, bem como incentivar uma maior colaboração entre os membros do CUIP, tanto no âmbito dos dois grupos de investigação existentes, Psicologia Básica e Psicologia Aplicada, como entre as quatro universidades representadas no CUIP, procurando o desenvolvimento de investigações em conjunto.
2) Estabelecer uma rede internacional de colaborações:
A internacionalização é um dos principais objetivos do CUIP, aproveitando a organização de congressos e a participação em projetos de investigação internacionais bem como a integração dos membros do CUIP em redes e sociedades internacionais.
A perspetiva internacional da investigação realizada no âmbito do CUIP é também expressa pelos seus consultores externos de vários países.
3) Oferecer formação avançada de qualidade:
O CUIP pretende estar alinhado com as propostas de formação existentes nas quatro universidades parceiras, promovendo uma relação estreita entre a investigação e o ensino, bem como oferecer formação avançada de elevada qualidade para atrair os melhores alunos e proporcionar um ambiente de aprendizagem estimulante.
Para além dos programas de mestrado e doutoramento já existentes em cada universidade, procurará aproveitar a especialidade das áreas de investigação dos seus membros para o desenvolvimento de propostas conjuntas de formação pós-graduada que envolvam as quatro universidades, nomeadamente em língua inglesa, na perspetiva de incremento da internacionalização.
Também procurará criar incentivos para atrair os melhores alunos, promover a sua integração e permitir melhores condições para a realização das investigações de doutoramento.
4) Expandir a divulgação científica para públicos especialistas e não especialistas:
O CUIP pretende contribuir para o aumento do número e da qualidade das publicações e comunicações científicas dos seus membros e seguir políticas de acesso aberto. Para o público em geral, o CUIP pretende organizar seminários destinados a transferir conhecimento para profissionais e entidades regionais. Além disso, procurará utilizar as redes sociais e os media no processo de comunicar os resultados obtidos nas investigações realizadas. As questões éticas e deontológicas, o enquadramento nos desafios societais e a concretização dos ODS procurarão estar sempre presentes nas investigações a desenvolver no âmbito do CUIP.
As considerações éticas, a abordagem dos desafios societais e a contribuição para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) continuarão a ser aspectos integrantes dos esforços de investigação empreendidos no âmbito da CUIP.